
Na Primeira Infância, o processo de aprendizado vai muito além das paredes da sala de aula. Recentemente, nossos pequenos artistas embarcaram em uma experiência de pintura coletiva no chão, utilizando um grande rolo de papel pardo. Essa atividade, aparentemente simples, é uma ferramenta pedagógica riquíssima para o desenvolvimento integral da criança.

A escolha de uma superfície horizontal e ampla, como o chão, convida à exploração corporal e à liberdade de movimento. As crianças podem se movimentar livremente sobre e ao redor da “tela”, utilizando gestos amplos que aprimoram a coordenação motora ampla e o esquema corporal. Essa abordagem rompe com a limitação da folha de papel individual e estimula o uso de diferentes perspectivas e dinâmicas de traçado.
Mais do que a técnica de pintura, o grande foco desta atividade é a colaboração e a interação social. Ao compartilharem um mesmo espaço e materiais, as crianças praticam a negociação, o respeito ao espaço do outro e a construção conjunta. Elas aprendem a comunicar suas ideias, a observar o trabalho dos colegas e a contribuir para um resultado final que é fruto da coletividade. A pintura coletiva fomenta a expressão individual dentro de um contexto grupal, fortalecendo a empatia e a autoconfiança em suas capacidades artísticas e sociais. O resultado final não é apenas uma bela obra de arte, mas um registro tangível do poder da colaboração e da criatividade em grupo.

